Casa Vicens

Em 1883, o recém-graduado Antonio Gaudí recebeu uma importante encomenda que, posteriormente, conheceríamos como a famosa Casa Vicens, um dos edifícios modernistas mais icônicos de Barcelona.

A primeira grande encomenda de Gaudí

O trabalhador da bolsa catalão Manuel Vicens encomendou em 1883 a construção de sua residência de verão ao jovem Antonio Gaudí, recém-graduado em arquitetura. O jovem artista deixou sua marca tanto no exterior quanto no interior do edifício, que foi inaugurado cinco anos depois. Trata-se de um dos primeiros edifícios que deram forma ao modernismo catalão.

A Casa Vicens é, portanto, a primeira obra-prima de Gaudí e o primeiro edifício em que o arquiteto inclui um telhado-terraço, que funciona como um mirante. Além disso, Gaudí utiliza nessa casa o estilo neomudéjar e se inspira em elementos naturais que caracterizam o resto de sua obra.

A fachada principal da Casa Vicens se caracteriza pela cerâmica verde e branca e pelo jogo de azuelos. Está composta por quatro andares e abriga um bonito jardim com arco e cascata. O mais característico da casa são suas torres e chaminés, que lembram à arquitetura da Alhambra, em Granada.

Do interior da Casa Vicens se destacam os tetos decorados com madeira policromada, seguindo o estilo árabe que caracteriza o edifício, e o fumadeiro, a sala mais impressionante da Casa Vicens.

A Casa Vicens foi declarada Patrimônio da Humanidade, em 2005.

Visitar a Casa Vicens sem filas

Desde o ano 2017, a Casa Vicens abriu suas portas ao público para mostrar a beleza arquitetônica criada pelo mestre Gaudí. Se você quer visitar a Casa Vicens sem filas, recomendamos que você reserve o seu ingresso com antecedência em nosso site:

Se você preferir também pode reservar uma visita guiada para conhecer a história da Casa Vicens:

Horário

Do dia 15 de outubro ao 31 de março:
Segunda: das 10:00 às 15:00 horas.
De terça a domingo: das 10:00 às 19:00 horas.
Do dia 1º de abril ao 30 de setembro:
De segunda a domingo: das 10:00 às 20:00 horas.

Transporte

Ônibus: linhas 22, 24 e 87.
Metrô: linha 3 até Fontana.