Museu Nacional de Arte da Catalunha

Museu Nacional de Arte da Catalunha

Localizado no imponente Palácio de Montjuïc, o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) é um dos museus mais importantes de Barcelona e de toda a Espanha. 

Localizado no imponente edifício do Palácio Nacional de Montjüic, o Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC) é um completo museu que se destaca por sua excelente coleção de arte românica, considerada a mais completa do mundo. O museu abriga todo tipo de arte e abrange um amplo período histórico, desde o românico até meados do século XX. 

O edifício

Situado na Montanha de Montjüic, o imponente edifício do Palácio Nacional de Montjüic foi criado para a Exposição Internacional de 1929.

O surpreendente palácio de estilo classicista inspirado no Renascimento tem uma superfície de 32.000 metros quadrados e conta com uma bela decoração baseada em murais e belos elementos arquitetônicos.

Entre as zonas mais interessantes do edifício se destacam o Salão Oval, o Salão do Trono e a impressionante cúpula principal.

Coleções

  • Arte Românica: Com uma excepcional série de pinturas murais únicas no mundo, a coleção de arte românica contém valiosas obras pertencentes aos séculos X, XI e XII.
  • Arte Gótica: Abarcando o período entre os séculos XII e XIV, apresenta um importante conjunto de pinturas murais, esculturas de pedra ou madeira e numerosas peças de ourivesaria. 
  • Arte do Renascimento e Barroco: Apresentando as obras de grandes artistas como Tiziano, Tintoretto, Greco e Rubens, a coleção de arte renascentista e barroca reflete o gosto pela arte produzida na Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII, oferecendo uma visão global de sua evolução. 
  • Arte Moderna: Desde o Neoclassicismo até as vanguardas, reúne o conjunto mais importante de arte catalã desde o século XIX até meados do século XX. 
  • Gabinete Numismático da Catalunha: Formado por mais de 135.000 exemplares, o gabinete conta com moedas criadas desde o século VI a.C. até a atualidade. 
  • Gabinete de Desenhos e Gravuras: Com mais de 100.000 obras que incluem desenhos, gravuras e cartazes, permite fazer um percurso por alguns dos movimentos artísticos mais representativos.

Imprescindível

O Museu Nacional de Arte da Catalunha é um dos melhores museus de Barcelona graças à sua excelente combinação de continente e conteúdo. O museu é muito extenso e os amantes de arte poderão se deleitar por horas.

Se você estiver na região, mas não tiver tempo ou vontade de ver as coleções, é interessante saber que para entrar no edifício não é necessário pagar nada

Horário

De outubro a abril:
De terça a sábado, das 10:00 às 18:00 horas.
Domingos e feriados, das 10:00 às 15:00 horas.
Segundas, fechado - exceto feriados.
De maio a setembro:
De terça a sábado, das 10:00 às 20:00 horas.
Domingos e feriados, das 10:00 às 15:00 horas.
Segundas, fechado - exceto feriados.

Fechado nos dias 01º de janeiro, 01º de maio e 25 de dezembro.

Preço

Adultos: 12€.
Estudantes: 30% de desconto.
Menores de 16 e maiores de 65 anos: entrada gratuita.
Primeiro domingo do mês e sábados a partir das 15:00 horas: entrada gratuita.
Entrada gratuita com Barcelona Card.

Transporte

Metrô: Pza España, linhas 1 e 3.
Ônibus: linhas 55, 150, 13, 37, 27, 50, 65, 79, 109, 165, D20, H12 e V7.
Funicular de Montjüic.
Trem: FGC L8, R5, R6, R50, R60, S4, S8, S33 (Estação Espanya).