Trens urbanos em Barcelona

Os trens urbanos não são interessantes apenas para chegar a cidades vizinhas, mas também servem de complemento para o metrô para se deslocar pela cidade, e os dois serviços podem chegar a se confundir.

Empresas e linhas 

Mapa do transporte de Barcelona
Mapa do transporte de Barcelona

Barcelona conta com duas empresas que fazem esse serviço: a Renfe, que opera a maioria das linhas que começam com R, e a FGC (Ferrocarriles de la Generalitat de Catalunya), que opera as linhas que começam com S e alguma das R. A letra R vem da palavra “rodalies” (arredores), e a S de suburbanas.

Além de dar apoio ao metrô no centro da cidade, esses trens levam aos municípios e cidades próximas, incluindo lugares como Lérida ou Tarragona.

Horário

Assim como o metrô, o horário dos Ferrocarriles de la Generalitat (FGC) é de segunda a quinta, domingos e feriados, das 5:00 às 24:00 horas. Às sextas, o horário é ampliado até as 2:00 da manhã e aos sábados e vésperas de alguns feriados oferece serviço contínuo.

O horário dos trens que conectam a capital com outras cidades varia em função da linha. Por exemplo, o último trem sai de Lérida ao redor das 18:00 horas.

Tarifas

Para se locomover dentro de Barcelona, as passagens e tarifas são as mesmas que o resto dos meios de transporte, podendo combinar diversos serviços em um mesmo trajeto.